Os interiores de Geraldo Ramos em conversa com o artista

Share This:

Seguindo a programação da 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o projeto promoveu uma Conversa com Geraldo Ramos, artista convidado deste ano. O encontro ocorreu na noite de 07 de junho, no Museu da UFPA e teve a mediação de Mariano Klautau Filho e Madalena D’o Felinto.

Na ocasião, foram apresentadas imagens de Jean-Baptiste Debret, artista que em sua vasta obra retratou o cotidiano dos escravos e do Brasil Colônia. As gravuras, as pinturas e a etnografia permaneceram na memória e, de certa forma, influenciaram Geraldo Ramos. “Foi o início da minha vida fotográfica mesmo sem fotografar, apenas observando”, disse.

Fotos: Karina Martins

A motivação documental é uma forte característica do trabalho de Geraldo mas, como pode ser visto na mostra individual “Interiores”, o documento e ficção se cruzam constantemente.

Ele compartilhou imagens de sua infância, nas quais se viu também uma Belém que, em parte, não existe mais.  Como visto nos seus registros, a fotografia proporcionou a ele a aproximação com o outro e o compartilhamento de experiências.

Muitas das imagens que compõem a mostra individual são inéditas, pinçadas do arquivo do artista. “O arquivo é dinâmico, a todo momento nós estamos dando um novo sentido a ele”, refletiu Madalena.

O título escolhido para a exposição no Museu da UFPA também foi debatido. “A opção por usar a palavra interior no plural é para dar um sentido mais amplo, uma visão da paisagem geográfica e humana”, finalizou Mariano.

Confira a galeria:

 

AS EXPOSIÇÕES DO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO

A exposição “Poéticas e Lugares do Retrato” exibe os trabalhos premiados, selecionados e participações especiais da 8ª edição do Diário Contemporâneo. As obras ficam divididas entre o Museu da UFPA e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Além disso, o MUFPA recebe a mostra individual “Interiores”, com trabalhos de Geraldo Ramos, artista convidado. A visitação segue até dia 30 de junho, no MUFPA e 02 de julho, nas Onze Janelas.

SERVIÇO: O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com ewww.diariocontemporaneo.com.br.