Coquetel marca o lançamento da 13ª edição do Diário Contemporâneo

Share This:

Na última quinta-feira (14), o Centro Cultural Palacete Faciola recebeu o público convidado para o lançamento da 13ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. 

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Comentando a pausa entre as edições, o curador geral do projeto, Mariano Klautau Filho observou todo o histórico do projeto e os novos caminhos que ele vem tomando desde a 10ª edição. A nova edição do Diário Contemporâneo traz a artista e pesquisadora Lívia Aquino como curadora convidada, integrando, ao lado de Vi Grunvald e Camila Fialho, a comissão de seleção. 

“A comissão de seleção é uma certa representação da temática que traremos para este ano”, disse Mariano. As três integrantes do júri residentes em estados diferentes das suas origens, são corpos em movimento, em trajetória.

O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno e Ursula Vidal, secretária de estado de Cultura, estiveram presentes no evento. 

 

O PROJETO

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional, que em seus mais de dez anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e Museu Casa das Onze Janelas; Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA); Associação Fotoativa; Prefeitura de Belém por meio da CODEM e Solar da Beira; colaboração da Sol Informática e oferecimento da BBF.