8º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre exposições em maio

Share This:

Com o tema “Poéticas e Lugares do Retrato”, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza em 2017 a sua 8ª edição, o projeto selecionou e premiou obras que apresentam um diálogo com as práticas e poéticas do retrato, desde a sua configuração tradicional até as experiências e representações que expandem os seus lugares e significados enquanto ação artística. As mostras serão inauguradas no dia 04 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e no dia 06 de maio, às 10h, no Museu da UFPA. A entrada é franca.

Pra Sempre, de Mirian Guimarães, artista selecionada.

A mostra que se dividirá entre ambos os museus exibirá os trabalhos premiados de João Urban (PR), Hirosuke Kitamura (BA) e Guido Couceiro Elias (PA), os dois últimos contemplados com residências artísticas em Belém e São Paulo, respectivamente. Além dos selecionados Alex Oliveira (MG), André Penteado (SP), A C Junior (RJ), Emanoela Neves (PA), Filipe dos Santos Barrocas (SP), Francisco Pereira (MG), Gui Mohallem (MG), Gringo Coletivo – Gui Christ e Gabi Di Bella (SP), Hans Georg (RJ), Isabel Santana Terron (SP), Janaina Wagner (SP), Juliana Jacyntho (SP), Keyla Sobral (PA), Leticia Ranzani (SP),Marcelo Costa (SP), Mirian Guimarães (SP), Pedro Silveira (MG), Renata Laguardia (MG), Rodrigo Linhares (SP), Sara Alves Braga (MG), Silas de Paula (CE), Victor Galvão (MG) e Viviane Gueller (RS).

Painéis em Cametá, foto de Geraldo Ramos

Outra novidade deste ano é a participação de Lucas Negrão, Suely Nascimento, Pedro Sampaio, Miguel Moura e Tarcisio Gabriel na mostra final do projeto na condição de participações especiais, como estímulo à produção de jovens artistas no estado do Pará.

A comissão de seleção desta edição foi composta por Alexandre Sequeira (PA), artista plástico e fotógrafo; Camila Fialho (RS), pesquisadora independente em artes e Isabel Amado (RJ), curadora e especialista em conservação.

O artista convidado deste ano é Geraldo Ramos, que exibirá no Museu da UFPA um novo olhar sobre a sua produção que documenta a região amazônica. O recorte inédito apresentará fotografias produzidas em película, preto e branco, cromo e digital. “Interiores” é o nome da mostra que se destaca como uma incursão por décadas de paisagens, pessoas, ritos, florestas e cultura popular. Segundo o curador do Projeto, Mariano Klautau Filho, “o sentido da palavra no plural dá a ideia de um interior geográfico, mas também de uma visão mais interiorizada sobre a paisagem humana”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

Paralelo à abertura das mostras, o Projeto receberá no dia 05 de maio, às 18h, a conversa “A presença do retrato na fotografia documentária”, com João Urban e, às 19h, o lançamento do livro “O corpo neutro”, de Filipe Barrocas, acompanhado de uma leitura feita por Ruma de Albuquerque e Oneno Moraes. Já no dia 06 de maio, às 18h, ocorrerá uma “Conversa com os Residentes”, com Lívia Aquino, Alexandre Sequeira, Hirosuke Kitamura e Guido Couceiro Elias. Todas as programações serão realizadas no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e terão entrada franca.

SERVIÇO: 8º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre exposições. Datas: 04 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Praça Frei Caetano Brandão s/n – Cidade Velha) e 06 de maio, às 10h, no Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher – esquina com Generalíssimo Deodoro). Entrada franca. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.