Aberto o agendamento de visitas escolares

Share This:

Educação visual e cultural são os objetivos do trabalho da Ação Educativa “Olhar e ser visto: práticas educativas na poética do retrato”, do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. As exposições da 8º edição têm visitação aberta ao público no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e no Museu da UFPA. Os professores que queiram levar as suas turmas podem solicitar o agendamento das visitas no telefone 98146-2506 ou email educativopremiodiario@gmail.com, no horário de 10 às 16h. As solicitações estão sujeitas à disponibilidade de agenda.

Uma equipe composta por educadores de diferentes áreas acadêmicas foi capacitada para receber o público, eles conheceram mais sobre o Projeto, artistas e trabalhos selecionados. Além disso, Cinthya Marques e Rodrigo Correia, coordenadores da Ação Educativa, preparam propostas que relacionam as obras e poéticas artísticas à vida cotidiana, estimulando a reflexão sobre si e sobre o outro.

Foto: Irene Almeida.

Os mediadores instigarão os visitantes, provocando no senso crítico destes questões e reflexões. Tudo isso ocorrerá como em um passeio, com conversas e trocas. Segundo os coordenadores, “durante o período de exposição serão propostos percursos educativos para as visitas em prol da sensibilização do olhar a partir das obras que irão compor a exposição deste ano, de modo a aproximar o público dos trabalhos dos artistas participantes”.

Educação formal e não formal atuarão lado a lado, em uma experiência sensível habitando o espaço dos museus. As mostras do Diário Contemporâneo são abertas ao público e também atendem outros grupos que vão desde os universitários até os centros de convivência comunitários. Qualquer conjunto que se organize pode realizar um agendamento prévio da sua visita.

O público flutuante ou espontâneo, aqueles que chegam sem agendamento, também tem à sua disposição a equipe de educadores para lhe fornecer informações sobre as obras e os artistas, além dos temas pertinentes à exposição.

Assim, a visita aos museus proporciona a ampliação da cultura e da sensibilidade artística do indivíduo, renovação das didáticas entre professor e alunos, conexões e trocas de experiências pessoais, além da apropriação e ocupação destes espaços culturais da cidade.

SERVIÇO: Visitas já podem ser agendadas. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 98146-2506 ou email educativopremiodiario@gmail.com, no horário de 10 às 16h. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.