[ENCERRADO] Diário Contemporâneo inscreve para oficina com Alex Oliveira

Share This:

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abriu inscrições para mais uma programação formativa. “Fora do Lugar – Oficina de Fotografia Contemporânea”, será ministrada pelo fotógrafo e artista visual, Alex Oliveira. A programação ocorrerá de 09 a 12 de maio, das 14 às 18h, no Auditório do Museu de Arte Sacra. As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas até 05 de maio, via ficha de inscrição disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br. O público-alvo são fotógrafos, artistas visuais, estudantes e demais interessados. As vagas são limitadas.

Fora do lugar, foto de Alex Oliveira

A ação formativa contará com aulas técnicas e práticas de fotografia, produção fotográfica e artística processual, além do exercício da curadoria para a realização de uma exposição fotográfica coletiva em caráter de arte urbana, através da técnica lambe-lambe, que aplica as imagens nos espaços públicos como forma de intervenção urbana.

Segundo Alex, a oficina “propõe aos participantes exercitar um pensamento de edição e curadoria das imagens, escolhendo, entre as imagens produzidas, algumas para compor uma exposição no espaço urbano através da técnica de ‘lambe-lambe’. Elas serão expostas em muros e prédios, expandindo, com isso, a presença da arte fotográfica para além dos espaços formalmente destinados as exposições artísticas (galerias, museus e salões de arte), privilegiando os espaços públicos como plataforma expositiva e fomentando, assim, reflexões sobre seus potenciais estéticos, reflexivos e sensíveis de pensar o corpo, o espaço e as relações de convivência” explicou.

O ARTISTA

Alex Oliveira (BA) é fotógrafo e graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve investigações artísticas em torno do uso da fotografia aliada a performance e a intervenção urbana. Na Bahia, integrou exposições na Aliança Francesa, seis edições dos Salões de Artes Visuais, XI Bienal do Recôncavo, 3ª Bienal da Bahia. Em 2014 foi selecionado no 5º Diário Contemporâneo de Fotografia. A convite da Galeria Vasli Souza, em Malmö, Suécia, realizou uma exposição individual com imagens produzidas no Brasil e durante a residência artística na Europa.

AS EXPOSIÇÕES DO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO

A 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia se volta para o gênero do retrato, suas poéticas e seus lugares. As mostras têm abertura marcada para o dia 04 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e 06 de maio, às 10h, no Museu da UFPA. A entrada é franca.

SERVIÇO: Diário Contemporâneo inscreve para oficina com Alex Oliveira. As inscrições são feitas pelo site www.diariocontemporaneo.com.br até 05 de maio. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.