DCF 2024 nas palavras da curadora convidada

Share This:

Texto: Debb Cabral

Até 16 de fevereiro o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia segue com inscrições abertas para a sua 13ª edição que contemplará seis artistas com os Prêmios Aquisição. “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, tema deste ano, é uma proposição de Lívia Aquino, curadora convidada. Os interessados em participar encontram o edital e a ficha de inscrição disponíveis no site dcf.dol.com.br. 

>> Baixe aqui o Edital 2024

>>> Ficha de Inscrição 13ª edição 

Artista, pesquisadora e profissional atuante em projetos de arte contemporânea no país, Lívia Aquino é parceira do DCF desde 2016, com destaque especial no acompanhamento dos artistas residentes nas últimas edições. Sobre o convite para a curadoria convidada, ela declarou que “eu tenho um carinho enorme pelo DCF, já participei como artista, como comissão de seleção e também na orientação nas residências em São Paulo e no Farol. Admiro o modo como o projeto acontece no campo das artes, sempre aberto a adaptações ao seu tempo de existência e acontecimento no território de Belém. Esse convite me pegou de surpresa, para mim é um desafio como artista articular essa proposição junto a pessoas que tenho grande admiração pelo trabalho e por suas proposições artísticas”. 

Lívia Aquino é a curadora convidada deste ano. Foto: Irene Almeida

Lívia tem como parceiras na comissão de seleção deste ano a fotógrafa e realizadora audiovisual com trabalhos sobre política, direitos humanos, gênero, sexualidade, parentesco/família, imagem, performance, cinema, táticas documentais e teoria queer/cuir, Vi Grunvald, além de Camila Fialho, curadora e articuladora/ativadora de processos artísticos.

A temática desta edição do DCF nasceu do texto “Trabalho de Vida”, da artista e estudante carioca Matheusa Passareli, pessoa negra e não binária que traz um relato muito íntimo e pessoal mas, ao mesmo tempo, consegue estabelecer relações com outras pessoas e suas vivências. “A proposição da curadoria a partir do texto da Matheusa é justamente por ela articular aspectos de sua experiência pessoal e social, expondo reflexões acerca de como se dá a trajetória do seu corpo em deslocamento pela cidade para cursar uma universidade pública. Estou interessada nessas relações de vida, daquilo que nos mobiliza e afeta a partir do que é próprio mas também do contexto de vida e de histórias que valem desdobramentos, narrativas e processos”, explicou Lívia.

Ainda olhando a partir da situação do deslocamento, a curadora convidada reflete que “o movimento pode ser o que nos impulsiona, nos leva a produzir não no sentido neoliberal mas naquele em que nos reconhecemos fazedores de algo pela nossa experiência, por sermos viventes e desejantes. Gosto muito de pensar com Paulo Freire quando nos diz que o corpo age e a partir dessa ação – que é mover também – surge o conhecimento do mundo ou daquela pessoa. Não gosto da ideia de tomar uma coisa como dada – é o ponto de saída, é o de chegada, é o caminho, para cada um é algo que pode se dar em torno de, em torno da saída, da chegada ou do tanto percorrido, há movimento em todos esses lugares aí”.

A 13ª edição é uma retomada e um fortalecimento daquilo que o DCF já vem construindo há mais de uma década. Com o novo formato de edital, o projeto busca estimular a formação de acervo. “Que façamos uma exposição que mobilize e afete quem visitar, que possamos trabalhar de modo alegre e respeitoso, celebrando a arte e a cultura que fazemos, reconhecendo nosso campo como potente e importante para a produção de conhecimento no nosso país que na história recente tratou tão mal os trabalhadores da arte”, concluiu Lívia ao falar das suas expectativas para a edição de 2024.  

Revelador H2O2, de Alex Sandro Oliveira, integrante da Coleção DCF

O PROJETO

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional, que em seus mais de dez anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

Sua 13ª edição, serão 15 artistas selecionados que farão parte da mostra no Museu Casa das Onze Janelas, Museu da UFPA, Solar da Beira e Associação Fotoativa. Destes, 06 serão escolhidos como Prêmios Aquisição e serão contemplados com R$7.000,00, além da ajuda de custo de até R$2.000,00 oferecida a todos os selecionados para a produção das obras.

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e Museu Casa das Onze Janelas; Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA); Associação Fotoativa; Prefeitura de Belém por meio da CODEM e Solar da Beira; colaboração da Sol Informática e oferecimento da BBF.

SERVIÇO
Diário Contemporâneo segue com inscrições abertas para a 13ª edição
Data: até 16/02/2024
Informações: Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto. 
Contatos: (91) 3184-9310, 98367-2468 e diariocontemporaneodfotografia@gmail.com. 
Edital e ficha de inscrição no site: dcf.dol.com.br