Tabloide do Diário Contemporâneo traz conteúdo sobre a mostras

Share This:

Com o tema “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza em 2024 a sua 13ª edição. As mostras seguem sendo exibidas até 23/06 na Associação Fotoativa, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu da UFPA, Galeria Fidanza (Museu de Arte Sacra) e Museu Paraense Emílio Goeldi. Para disseminar ainda mais os debates e alcançar o público, o tabloide desta edição está encartado na edição deste final de semana do jornal Diário do Pará. Além disso, ele pode ser baixado gratuitamente na área de tabloides do site dcf.dol.com.br.

Tabloide 2024 com trabalho de Antonia Nayane na capa

O 13º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia selecionou e premiou obras a partir da proposição de Lívia Aquino, curadora convidada deste ano. Esta é uma edição ampla, com recorde de participantes e espalhada entre os diversos museus e espaços culturais da cidade. Um convite aos corpos em movimento para uma trajetória de encontros.

No tablóide, é possível encontrar entrevistas com a curadora convidada e com as demais integrantes do júri. As sinopses dos trabalhos de todos os artistas, bem como os textos curatoriais que norteiam as exposições também estão presentes. 

Com os textos da publicação é possível refletir sobre um dos principais motores desta 13ª edição do projeto: a formação de acervo. Foi com esse pensamento que o DCF retornou ao formato de edital. Através dos Prêmios Aquisição, seis contemplados integrarão a Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia, iniciativa que garante a perenidade das ações do projeto de forma a entregar à sociedade um recorte daquilo que vem sendo produzido em arte contemporânea no país nessa sua mais de uma década de atuação.

 

MATERIAL PEDAGÓGICO

Outro ponto de grande valor no tablóide do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia está no seu uso como recurso pedagógico. Caio Paixão, que é um dos responsáveis pela ação educativa da 13ª edição, conta que o material destinado aos professores e alunos foi “elaborado como um roteiro de mediação”. Ele traz atividades que podem ser realizadas a partir do contato dos estudantes com as obras expostas.

“A proposta do material pedagógico do projeto educativo da 13ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia visa caminhar por linhas transversais relacionadas aos temas que contornam os trabalhos artísticos selecionados nesta mostra. Para isso, fizemos uma curadoria de seis imagens com objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a fotografia contemporânea e nossas percepções de mundo. Os projetos se relacionam com outras linguagens como a pintura, o desenho, a escrita e a performance e, nesses cruzamentos, nossas percepções da história são atualizadas”, explicou o educador.

 

O PROJETO

Criado em 2010, é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional, que em seus mais de dez anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Patrocínio: Banpará. Parceiros Institucionais: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Fotoativa, Museu da UFPA (MUFPA), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Colaboração: Sol Informática. Apoio Cultural: Diário do Pará e RBA. Realização: Céu Caótico, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

Tabloide do Diário Contemporâneo traz conteúdo sobre a mostras 

Download gratuito AQUI