Olhar acurado sobre a arte contemporânea

Share This:

Obra da série Gente no Centro, de Silas de Paula (CE), um dos premiados de 2011.

Com a chegada do final do prazo de inscrições do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que termina no dia 18 de fevereiro, aproxima-se o período de seleção dos trabalhos de 2012.

O cuidado na escolha da comissão que avaliará as obras é um aspecto importante do Prêmio. Segundo o curador do projeto, Mariano Klautau Filho, “cada comissão tem um perfil e uma dinâmica específicos, porém a ideia é sempre trazer profissionais da arte, crítica e história. Pesquisadores que possam olhar a fotografia em uma dimensão maior, em diálogo com as questões da arte contemporânea. Este ano, além da Heloisa Espada, que é coordenadora do departamento de artes visuais do Instituto Moreira Sales, teremos o Miguel Chikaoka e o Jorge Eiró, artista e professor de artes. Esses perfis profissionais imprimem um diferencial na escolha dos trabalhos.”

Jorge Eiró, que em 2008 participou da comissão julgadora da Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE, é arquiteto e artista plástico, professor na UFPA e na UNAMA. Mestre em Educação, atualmente cursa o doutorado na mesma área, desenvolvendo pesquisa sobre narrativas visuais autobiográficas. Realizou oito exposições individuais – a mais recente foi Azulejaria da Companhia de Jorge, em 2010 – e participou de várias mostras coletivas nacionais e internacionais.

Heloisa Espada é doutora em História, Teoria e Crítica da Arte pela USP. Trabalha nas áreas de história da arte, crítica e curadoria e além da atuação no Instituto Moreira Salles, integra o Centro de Pesquisa em Arte & Fotografia da Escola de Comunicações e Artes da USP. Além de participar da comissão julgadora do Prêmio, ela abrirá a programação de palestras do projeto, no dia 28 de fevereiro, com o tema “Sombras e arte: Brasília ‘onírica’ e ‘barroca’ – A fotografia de Marcel Gautherot”.

O fotógrafo Miguel Chikaoka, que também é o artista convidado do Prêmio em 2012, completa a comissão de seleção. Com mais de 30 anos de carreira, o idealizador da Associação Fotoativa é conhecido amplamente não só por seu trabalho artístico, mas também como arte-educador de metodologia particular, que desperta a atenção no Brasil e no exterior.

Atualmente empenhado em projetos do Centro Cultural SESC Boulevard e do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa, Chikaoka participa ativamente das articulações da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (REDE) e da Amazônia (REDEAMAZONIA) e iniciará em breve mais uma edição da sua conhecida oficina Photomorphosis – Do Artesanal ao Digital. Na programação do Prêmio, além da mostra como artista convidado, Miguel Chikaoka participará de bate-papo com o público no dia 5 de abril, com o tema Trajetórias do Fotográfico.

O resultado do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia será divulgado no dia 1º de março. A mostra com os trabalhos selecionados acontecerá de 28 de março a 27 de maio.

Participe!

Última semana de inscrições para o III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Artistas interessados em participar devem encaminhar dossiê e/ou portfólio, somente em formato impresso, para análise da comissão julgadora, junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida. As inscrições são gratuitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *