Diário Contemporâneo inscreve para cinco oficinas

Share This:

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia incluiu na sua programação de abertura das mostras a realização de cinco oficinas, quatro com artistas da Residência Farol e uma com o Coletivo Coletores de São Paulo.Todas as ações formativas são gratuitas e serão realizadas na Associação Fotoativa.

Confira abaixo a lista completa:

 

Territórios Insurgentes

com Coletivo Coletores

Explorando com o vídeo mapping a relação entre tecnologia e criatividade para compor o universo da intervenção urbana aplicadas a video projeção coletiva pensando a relação entre o território da cidade de Belém e os apagamentos de memórias negras e originárias a partir do reconhecimento da palavra como ferramenta visual, investigando as tipografias urbanas, vernaculares dentro do universo da cidade e suas escritas.

Data: 23/04 

Horário: 16h às 20h

Ficha de inscrição: AQUI

 

Memórias Impressas: lambe-lambes com Cianotipia

com Giovanna Consentini

Os participantes serão convidados a explorar a expressão visual e a ocupação do espaço público por meio do lambe-lambe feito a partir da Cianotipia, técnica artesanal de impressão fotográfica. A proposta é mergulhar na construção de uma narrativa fotográfica experimental, utilizando materiais simples e processos criativos para interagir e ocupar o espaço urbano.

Datas: 23 a 26/04

Horário: 10h às 12h

Ficha de inscrição: AQUI

 

Co-emergência e prática site-specific na fotografia

com Janaína Miranda

Se entrará em contato com conceitos fundamentais da tradição budista, tais como coemergência, não dualidade, impermanência e interdependência, a fim de estabelecer diálogos com a prática artística site-specific e a fotografia.

Datas: 23 a 26/04

Horário: 14h às 17h

Ficha de inscrição: AQUI

 

Fotoperformance

com Jessica Lemos

Uma proposta de experimentação artística, que envolve a performance e a fotografia. Para isso, serão realizadas discussões e exercícios que demonstrem paralelos entre essas duas linguagens na criação da imagem.

Datas: 24 e 25/04

Horário: 14h às 18h

Ficha de inscrição: AQUI

 

Pequenos bilhetes em forma de enigma: relações entre fotografia e escrita

com .:grão (Gabriela Sá e Ícaro Moreno)

Propõe uma experiência exploratória a partir da interação entre a palavra e a imagem na fotografia contemporânea. Através de exercícios e discussões, os alunos serão estimulados a explorar a intersecção entre a palavra escrita e a imagem fotográfica, e a criar conexões poéticas entre essas linguagens, culminando na produção de um livreto.

Datas: 23 a 25/04 

Horário: 19h às 20h30

Ficha de inscrição: AQUI

 

O PROJETO

Criado em 2010, é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional, que em seus mais de dez anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Patrocínio: Banpará. Parceiros Institucionais: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Fotoativa, Museu da UFPA (MUFPA), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Colaboração: Sol Informática. Apoio Cultural: Diário do Pará e RBA. Realização: Céu Caótico, Ministério da Cultura e Governo Federal.