“Memórias da Imagem” é referência para pesquisa fotográfica

Share This:

Capa do catálogo é de Wagner Yoshihiko Okasaki (foto), um dos selecionados em 2012

Já está on line o catálogo “Memórias da Imagem”, que contextualiza em imagens, textos e uma conversa especial com o fotógrafo Miguel Chikaoka, a 3ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo realizado em 2012.

O lançamento aconteceu na última terça-feira, 05 de fevereiro, no Museu da UFPA, com a presença de representantes dos patrocinadores e apoiadores da iniciativa que, em 2013, já está acontecendo com as inscrições abertas para o 4º Prêmio, até 15 de fevereiro.

Oferecendo três prêmios no valor de R$ 10 mil, o Diário Contemporâneo de Fotografia tem sido, ao longo desses anos, um dos espaços mais relevantes na cena da fotografia paraense, repercutindo também em todo o país.

O lançamento do catálogo, que sempre acontece no ano seguinte à realização de cada edição, é um dos momentos mais aguardados por artistas envolvidos e pesquisadores interessados na produção fotográfica do país.

“É talvez o produto mais importante deste prêmio, pois é o que fica. O catálogo é feito sempre logo após o encerramento das mostras que são abertas no MUFPA e na Casa das Onze janelas. Este ano temos a excelente conversa com Miguel Chikaoka, transcrita do encontro que aconteceu aqui com mediação de Joaquim Marçal, professor de fotografia da PUC-Rio. Isso resulta em um excelente material para pesquisa, sobre a trajetória de Miguel”, disse mariano Klautau Filho, curador do prêmio.

Ele também enfatizou o texto que faz um recorte da pesquisa do fotógrafo e professor Alexandre Sequeira, intitulada “Imagem, realidade e fabulação: a reinvenção da memória na Vila de Lapinha da Serra”, o texto de Heloisa Espada, “Monumento e sombra na Brasília de Marcel Gautherot”, que traça a produção de imagens feitas pelo fotógrafo Marcel Gautherot entre os anos de 1958 e meados da década de 1960 em Brasília.

Pesquisa – Mariano destacou a preocupação da organização do prêmio em trazer como palestrantes e ministrantes de oficinas pesquisadores e fotógrafos atuantes na produção e no pensamento da arte contemporânea. Heloisa Espada, por exemplo, recebeu em 2012, o Prêmio Capes de Tese na área Artes/Música, com o trabalho cujo tema foi trazido para Belém: “Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot”.

Importante dizer que o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

“Isso é só para exemplificar o teor significativo dos catálogos que laçamos pelo prêmio, enquanto referência para a pesquisa em fotografia. O catálogo depois do lançamento é também distribuído a bibliotecas e intuições ligadas a pesquisa em arte e principalmente a fotografia”, comentou Mariano.

Vencendo dificuldades e ampliando sua  estrutura, a cada ano, o prêmio também tem sido bem recebido por fotógrafos de outros estados brasileiros, sem perder o foco na produção contemporânea local.  Este ano, além da mostra do artista convidado, que este em 2013 terá a exposição de Walda Marques com uma série sobre Cuba, o Museu da UFPA também abrirá as portas para apresentar ao público um recorte da produção fotográfica atual do Pará.

Mariano aproveitou a oportunidade para divulgar algumas das palestras e oficinas que serão realizadas este ano. Já estão abertas por exemplo, as inscrições para o mini curso “Participação da Narrativa e da imagem na arte contemporânea” de Maria Helena Bernardes, pesquisadora gaúcha que estará aqui ainda este mês. Além do mini curso, ela também vai realizar uma palestra em que apresentará o projeto “Areal”, que vem desenvolvendo com André Severo há 13 anos, e também vai integrar a comissão julgadora do prêmio.

Programação – Mariano anunciou a confirmação da oficina do coletivo Cêsbixo, que em 2012 foi um dos selecionados do prêmio. “Experimentos com a imagem que se move – Laboratório de Vídeo” será voltada ao pensamento fotográfico de forma expandida. Também estão confirmados os nomes de Val Sampaio, Andreia Feijó e Aldrin Figueiredo, além da conversa com a fotógrafa convidada, Walda Marques, na programação paralela às mostras.

“Este ano temos como tema Homem Cultura Natureza e vamos alcançar outros campos de pesquisa com a participação destes profissionais. São estas pessoas que depois acabam nos gerando conteúdos pro catálogo”, concluiu Mariano.

Presente à cerimônia, a diretora do Museu da UFPA, Jussara Denrenjï , reafirmou a parceria com o prêmio e elogiou a iniciativa. “Este prêmio já nasceu grande, pois nasceu com estrutura pouco usual, com uma equipe que sustenta toda esta estrutura. Já recebemos mostras especiais aqui, já tivemos Octávio Cardoso, o Miguel e agora a Walda. Devo dizer que fiquei muito feliz pela escolha da temática dela, pois tenho um apreço especial por Cuba onde já estive em 1994”.

Carmem Cal, diretora do Sistema Integrado de Museus ressaltou a importância da realização das oficinas e palestras, que trazem discussões importantes para nossa região. “O aspecto da integração também é muito importante, pois este prêmio reúne aqui tanto a iniciativa privada, como a pública por meio da Secult e a universidade, também presente através do Museu da UFPA”, comentou.

Valorização da cultura Também presente, Paulo Ivan Campos, gerente da Vale, ressaltou que pela quarta vez a empresa tem o privilégio de participar deste evento. “Sinto-me privilegiado de estar numa empresa que valoriza a cultura e, neste caso, a fotografia paraense”, disse.

Encerrando a cerimônia, Camilo Centeno, do Grupo RBA e Diário, afirmou a intenção de continuar a realizar o prêmio que, segundo ele, nasceu dentro de um conceito da RBA e de todos os seus veículos de valorizar a cultura a riqueza cultural paraense.

“Todos nós sabemos que nossos fotógrafos são reconhecidos em todo o país, mas sempre precisamos apoiar mais. E agora extrapolamos as nossas fronteiras, ganhamos uma projeção nacional. Há troca. O número de participação de artistas de fora tem aumentado, mas nada disso seria possível sem os fotógrafos daqui e da Vale, que tem sido uma das grandes responsáveis por esta realização. A credibilidade é tanta, que agora também ganhamos mais um patrocinador, o shopping Pátio Belém”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *