Por: Debb Cabral
O artista Carlos Dadoorian integra a Coleção Diário Contemporêneo de Fotografia com o trabalho “Enquanto fumo…, selecionado na edição de 2011 do Projeto.
“Já que não podemos fumar em lugar nenhum, aproveito o momento da parada para o cigarro para testar novas possibilidades.”
Com esta frase comecei, em março de 2010, a postar fotos em um site de relacionamentos – o
Empurrado pela obrigação de estar fora de algum lugar para fumar, aproveitava para fotografar cenas que eu achava interessantes. Dois vícios. Uma forma de encarar a lei antitabagismo.Resolvi fotografar até o limite permitido, que são de 200 fotos por álbum, e criar uma crônica sobre este instante que silenciosamente me inseria em qualquer lugar – no mesmo momento em que era segregado.
No meio da série lembrei-me do filme “Cortina de Fumaça” (Smoke, 1995, Wayne Wang) em especial da cena em que o personagem Auggie (Harvey Keitel) mostra ao personagem Paul Benjamin (William Hurt) as 4.000 fotografias que ele fez diária e pontualmente numa mesma esquina de New York, em frente a sua tabacaria. Entre outros assuntos, o filme trata de uma forma irônica essa lei nos Estados Unidos e também sobre a obsessão de fotografar.
O mecanismo é o mesmo: fumar, fotografar, anotar e montar o álbum. E se despir para mostrar o resultado.
Fotografia, edição e montagem: Carlos Dadoorian
Desenho de Som: Carlos Dadoorian e Fractal Mood
Som: Fractal Mood