No último sábado (20), a Associação Fotoativa recebeu a abertura da exposição “À escuta”. Com curadoria de Lívia Aquino, ela traz os trabalhos de Gabriela Sá e Ícaro Moreno Ramos, Giovanna Consentini, Janaína Miranda, Jessica Lemos e Marcílio Costa, artistas da Residência Artística Farol.
A Residência Farol estava prevista para acontecer quando a pandemia paralisou todas as atividades e artistas e curadora tiveram que guardar, por quase dois anos, o desejo de estarem juntos. Por fim, eles se encontraram em Mosqueiro. “À escuta” é resultado dessa sobreposição de tempos, trabalhos foram projetados, se mantiveram na latência dos acontecimentos e hoje estão nesse estado de presença que se mostra ao público.
A abertura da mostra contou com a presença da curadora Lívia Aquino e dos artistas residentes, que puderam falar sobre seus trabalhos e processos. As mostra será exibida até 23/06/2024, com visitação aberta ao público de terça a sexta-feira, das 09h às 17h e sábados, das 09h às 16h. A entrada é gratuita.
O PROJETO
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional que, em seus mais de dez anos de atuação, contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Patrocínio: Banpará. Parceiros Institucionais: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Fotoativa, Museu da UFPA (MUFPA), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Colaboração: Sol Informática. Apoio Cultural: Diário do Pará e RBA. Realização: Céu Caótico, Ministério da Cultura e Governo Federal.
.
Texto: Debb Cabral