O fotógrafo paraense Dirceu Maués teve um imprevisto de agenda e não poderá mais fazer parte da comissão de seleção e premiação do 10º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, sendo substituído pelo também fotógrafo, Octavio Cardoso.
BIOGRAFIA
Nascido em Belém e graduado em Engenharia Civil pela UFPA, Octavio Cardoso começou a fotografar em 1984, na Fotoativa, onde sempre esteve ligado, tendo sido seu presidente de 2000 a 2007. Sua trajetória profissional passou tanto pela publicidade quanto pelo jornalismo. Aspecto que se reflete na sua obra, que vai do preto e branco ao colorido manipulado, além da documentação da paisagem e do vaqueiro marajoara. Trabalhou no Jornal O Liberal, Estúdio Luiz Braga, Kamara Kó Fotografia, WO Fotografia e atualmente é editor do Jornal Diário do Pará.
Sua relação com o Diário Contemporâneo vem desde a estreia do projeto, pois na primeira edição teve premiada a sua série “Lugares Imaginários”. Em 2011, foi um dos curadores da mostra “Diários da Cidade”, que exibiu trabalhos de fotojornalistas e esteve no bate-papo sobre este tema. Em 2012, realizou a oficina “Ensaio – Resumindo uma Ideia”, que abordou temas como a narrativa e a edição fotográfica. Em 2016, seus trabalhos que integram a Coleção de Fotografias do projeto foram expostos e ele, assim como outros artistas, participou das rodas de conversa com o público.