Para acolher o público visitante das suas exposições, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia convoca os interessados em desenvolver o trabalho de mediação cultural da 13ª edição. Podem se candidatar estudantes de artes visuais, fotografia, história, filosofia, letras, libras, ciências sociais, turismo e demais áreas de interesse. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site dcf.dol.com.br até 11/04.
Com o título “Percepção em trânsito: múltiplos caminhos da mediação cultural”, a proposta educativa deste ano mergulha na temática da 13ª edição, “Todo corpo em movimento tem trajetória”, para dialogar com temas indispensáveis e necessários à nossa sociedade. “Vivemos um tempo onde as nossas percepções de mundo, corpos, ideias, gêneros, desejos, realidades estão em trânsito. O mundo que outrora foi conhecido como dual e binário está sendo revogado. Corpos que sempre existiram, mas durantes anos ficaram guardados em silêncio, estão ocupando muitos espaços de visibilidade e diálogo. As narrativas que contamos hoje como corpos dissidentes já estão marcadas nas linhas da história como devir transformador de percepções da contemporaneidade”, explicou Caio Paixão que coordena o projeto educativo do DCF desde 2019.
Segundo ele, o objetivo é “formar um corpo de educadores que irá atuar nos espaços expositivos desenvolvendo um trabalho focado em construir boas conversas com o público, elaborar propostas didáticas e roteiros para grupos escolares, assim como abordar questões importantes à fotografia contemporânea e aos temas presentes nas imagens expostas”.
Para isso, os interessados participarão de um processo de formação, fazendo não apenas a leitura de imagem e imersão nas fotografias dos artistas selecionados e convidados das mostras, mas também trabalhando os conceitos de mediação cultural, ideias de como acolher o público e dinâmicas para o acolhimento das escolas e grupos.
“Esperamos que o projeto educativo nessa edição informe muitas pessoas sobre temas urgentes como questões de gênero, raça, corpos queer, territórios, travessias para que possamos juntos construir narrativas de um mundo mais digno, respeitoso e justo para todas as pessoas”, finalizou Caio.
CRONOGRAMA
- Inscrições: até 11 de abril
- Pré-seleção e agendamento de entrevistas: 10 e 11 de abril
- Entrevistas: 12, 13 e 16 de abril
- Curso de formação: 17, 18, 20 e 24 de abril
O PROJETO
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional, que em seus mais de dez anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.
É uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e Museu Casa das Onze Janelas; Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA); Associação Fotoativa; e colaboração da Sol Informática.
SERVIÇO
Diário Contemporâneo abre seleção para mediadores culturais
Período: até 11/04/2024
Contato: educativopremiodiario@gmail.com
Mais informações e ficha de inscrição no site: dcf.dol.com.br