Realidade e ficção no “Diálogos DCF”

Share This:

 

“Ruínas de Sustentação”, de Duda Santana. Artista convidada.

As artistas Duda Santana (PA), Patrícia Teles (RJ) e Jorane Castro (PA), que integram a exposição do Diário Contemporâneo de Fotografia, são as convidadas da próxima rodada de conversa Diálogos DCF, nesta segunda-feira (22), às 20h, no canal do YouTube do projeto. Com mediação de Ceci Bandeira e Heldilene Reale, a ideia é discutir questões relacionadas aos processos de criação de cada artista. 

Três mulheres, três tipos de lidar com a realidade e documentá-la. Em “Ruínas da Sustentação “ (2018), a artista convidada Duda Santana apresenta uma série de retratos performáticos que apresentam tensão e força, testando o corpo com elementos como barro, planta, cimento e plástico. Classificada como uma fotoperformance, a obra sugere uma relação direta com a escultura “ao enquadrar rigorosamente seus autorretratos em um corte que os transforma em uma coleção de bustos”, descreve Mariano Klautau Filho, curador e coordenador geral do DCF. 

A carioca Patrícia Teles, também artista convidada, apresenta “Corpo Machine” (2013), vídeo de 1 minuto em que realiza “experimentos com um corpo-máquina obsoleto”. O pequeno filme mostra a própria artista manipulando discos de vinil ao som frenético do hino nacional instrumental até o aúdio se tornar uma mistura de sons, ora mais acelerado, ora mais lento. Seu interesse é  trabalhar com performance, teatro, vídeo, autorretratos, GIFs e instalações participativas. 

 

Frame do vídeo “Corpo Machine”, de Patricia Teles

Já a paraense Jorane Castro, na obra “O Diabo no Corpo” (1988) – que compõe a coleção DFC e integra o acervo do Museu da UFPA,  apresenta um trabalho urbano e com características de ficção. Hoje cineasta premiada, quando começou a realizar a série fotográfica no início de sua carreira já tinha em sua produção a experiência narrativa do cine nas obra em que fotografou, combinando de distintas formas imagens de  cenas do filme homônimo, dirigido por Marco Bellocchio em 1986. 

 

O Diabo no Corpo
Jorane Castro (1988).
Coleção DCF – Acervo Museu da UFPA

Diálogos DCF

A programação se estenderá até dezembro com artistas das duas mostras da edição 2021 e curadores do Diário Contemporâneo de Fotografia. Os convidados são instigados a debater e interagir com o público sobre as obras, suas motivações e o processo criativo a partir de perguntas que são reveladas somente no momento da atividade. A programação é estruturada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale

Serviço

Diálogos DCF #6
22/11
Duda Santana (PA), Patrícia Teles (RJ) e Jorane Castro (PA)
Mediadores: Ceci Bandeira e Heldilene Reale

Diálogos DCF #7
24/11
Betania B. (PA), Ramon Reis (PA), Nilmar Lage (MG)
Mediadores: Heldilene Reale e Mariano Klautau Filho 

Diálogos DCF #8
29/11
Rochelle Costi (RS/SP), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Savio Stoco 

Confira em www.diariocontemporaneo.com.br 

 

Visite

Mostra Pulsões

Curadoria de Mariano Klautau Filho
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita