Texto: Debb Cabral
Devido à greve dos funcionários dos Correios que completou duas semanas, deixando 13 estados brasileiros com problemas de atraso nas entregas, o 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia decidiu prorrogar suas inscrições até o dia 25 de fevereiro. Criado em 2010 pelo Jornal Diário do Pará, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade, aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país, o qual oferece três prêmios no valor de R$ 10.000,00 cada. O Edital e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site www.diariocontemporaneo.com.br.
Este ano, ao contrário das edições anteriores, não será proposto nenhum tema específico. O que norteará o resultado final da Mostra será a livre experimentação do artista no amplo território da fotografia. As inscrições prorrogadas seguirão até dia 25 de fevereiro, porém para os trabalhos enviados via Correios até a data limite (25), é aconselhado o uso de serviços de correio expresso.
A comissão de seleção e premiação desta 5ª edição será composta pelo pesquisador, curador e crítico de fotografia, Rubens Fernandes Junior; por Alexandre Santos, historiador, crítico de arte e curador independente; e Mariano Klautau Filho, fotógrafo e pesquisador em arte, curador do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.
O Diário Contemporâneo de Fotografia não se restringe à premiação, ele incentiva a educação e a pesquisa com uma programação de palestras, encontros com artistas, oficinas e atividade educativa com as escolas; ações que acontecem nos espaços expositivos dos parceiros Casa das Onze Janelas e Museu da UFPA.
Os selecionados e premiados participarão da Mostra V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, na Casa das Onze Janelas, que ocorrerá no período de 22 de abril a 22 de junho.
SERVIÇO: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia prorroga inscrições até dia 25 de fevereiro. Edital e Ficha de Inscrição no site http://www.diariocontemporaneo.com.br. Realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468 e premiodiario@gmail.com.
Prezados, quantos trabalhos podem ser enviados para o concurso? Entendi sobre o número de obras para cada trabalho – entre 8 e 12, ou entre 8 e 16 em alguns casos – mas o edital não deixa claro o número de trabalhos que pode ser inscrito por cada participante.
Caso mande mais de um trabalho, o participante será desclassificado ou poderá concorrer e ter um dos seus trabalhos escolhidos?
Cada participante poderá ter mais de um trabalho escolhido?
Desculpe o incômodo, mas esses dados não estão inseridos no edital.
Atenciosamente, Lidia
Lidia,
Cada artista pode participar apenas com um trabalho. Apenas no caso do vídeo, que pode até 3 obras.
quando falamos um trabalho significa a série de fotografias ou o vídeo.
Você só pode mandar um dos dois, a menos que ele façam parte de uma mesma proposta estética que terá que ser especificada no texto seu dossiê.
Espero ter ajudado. O prazo encerra dia 25/02. Boa sorte.
Quando será divulgado o resultado da seleção?
Desde já agradeço,
Camila Pinho
Camila, o resultado só sairá nesse sábado (15) , em virtude da grande demanda e qualidade dos trabalhos enviados.
Confira a nota no nosso site: http://www.diariocontemporaneo.com.br/?p=1681 .
Boa sorte.
Com a mudança na data das inscrições o cronograma permanece igual como está no edital?
O resultado só sairá nesse sábado (15) , em virtude da grande demanda e qualidade dos trabalhos enviados.
Confira a nota no nosso site: http://www.diariocontemporaneo.com.br/?p=1681 .
Boa sorte.