Por: Debb Cabral
A primeira palestra da programação da 6ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia ficará por conta da fotógrafa e pesquisadora no campo da imagem, Lívia Aquino, com “Enunciados de um mundo-imagem [ou o que poderia ser um selfie de todos nós]”. O evento ocorre nessa quinta-feira (26), às 19h, no auditório do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). A entrada é franca.
Lívia integra o júri dessa edição do projeto ao lado da curadora, crítica e pesquisadora em artes, Marisa Mokarzel e da artista e pesquisadora em artes, Val Sampaio. Ela vem debater em sua palestra a nossa percepção do mundo através da imagem.
Altamente relacionada com a modernidade, a fotografia encontrou formas de acompanhar as diversas mudanças sociais, principalmente se firmando como parte de seus rituais, como é o caso do turismo. A câmera fotográfica diversifica a experiência da viagem e de certa forma intervêm no comportamento do viajante. Ela constrói uma percepção de realidade que cada vez mais vai se tornando a nossa percepção cotidiana.
Segundo Lívia, “a partir dos anos 1980, alguns artistas começam a problematizar o turismo nessa relação com a fotografia, apontando questões sobre o conteúdo e as formas de ver, a serialização, o esgotamento, a posse e a pose. Nota-se nessa perspectiva um processo de reconhecimento e registro de tensões entre os dois campos, bem como um exercício critico acerca das imagens ao deslocá-las no tempo e no espaço de seus usos, restituindo enunciados dos modos de operação da fotografia, principalmente aquela feita por amadores, e produzindo nova percepção e subjetivação da experiência da viagem”.
Uma dessas artistas a qual Lívia se refere é a suíça Corinne Vionnet, que para a série “Photo Opportunities” recolhe na internet centenas de fotografias produzidas por turistas e reúne tudo em uma única imagem. “Porém, quando superpõe as fotografias, Vionnet tira a opacidade de cada uma e faz com que as camadas apareçam sutilmente de modo a criar uma nova imagem. O aspecto quase onírico do desfoque gerado com as sobreposições coloca o monumento em suspensão, como se flutuasse no espaço que se reconhece de antemão por tantas outras fotografias vistas 6 em cartões postais e guias turísticos como as do Taj Mahal, das pirâmides do Egito, da Sagrada Família ou do Coliseu”, acrescenta Lívia.
Vionnet se apropria e dá novo significado àquelas imagens de massa, mas ainda há de se observar que a matéria-prima para um trabalho como esse é justamente a evidência do clichê, da repetição e da uniformização da experiência do viajante que se torna nada mais do que um acumulador de imagens. A fotografia é a prova de um programa que foi meticulosamente cumprido e um roteiro fácil para a nossa memória. Viver a experiência seria igual a olhar a foto dela.
A palestra será uma reflexão que evidencia um amplo sentido para o fotográfico no modo de vida contemporâneo, apontando um hibridismo tanto entre os sujeitos dessa história como pelos meios utilizados para se fazer o que ainda pode ser nomeado como fotografia.
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade. O projeto não se restringe à premiação, ele incentiva a educação e a pesquisa com uma programação de palestras, encontros com artistas, oficinas e atividade educativa com as escolas.
Lívia Aquino
Mestre em Multimeios e doutora em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp). Coordena e leciona na Pós-graduação em Fotografia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP). Participou de exposições no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no Centro Cultural da Caixa, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na Fototeca de Cuba em Havana e na mostra Descubrimientos no Festival PhotoEspaña, em Madri. Em 2003, ganhou o Prêmio Porto Seguro Revelação. Edita o blog Dobras Visuais.
Confirme presença no evento AQUI
SERVIÇO: Lívia Aquino inaugura a programação de palestras do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Data: 26 de fevereiro de 2015. Horário: 19h. Local: Auditório do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – CCBEU. Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468; contato@diariocontemporaneo.com.br; premiodiario@gmail.com e http://www.diariocontemporaneo.com.br.