O 4° Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre, na próxima semana, dia 26 de março, a partir das 19h, exposição “Homem Cultura Natureza”, tema deste ano, trabalhos dos paraenses Wagner Almeida (Prêmio Homem Cultura Natureza) e Emídio Contente (Prêmio Diário do Pará) e os cariocas Daniela Alves e Rafael Adorjan (Prêmio Diário Contemporâneo). E entre as 310 inscrições deste ano, outros 22 artistas foram selecionados. Todos ficarão expostos na Casa das Onze Janelas, até dia 26 de maio.
No dia seguinte, 27 de março, também às 19h, no Museu da UFPA, o prêmio ainda abrirá mais duas exposições. “Românticos de Cuba”, com fotografias de Walda Marques, a artista convidada deste ano, e “Cenário e Personagens”, que reúne obras de mais 8 artistas convidados.
Na mostra estão obras de Ana Mokarzel, Marcelo Lelis, Rogério Uchôa, Danielle Fonseca, Bruno Leite, Mateus Moura, Luiza Cavalcante e Valério Silveira, artistas que representam a produção atual da cidade.
Mais programação – Até maio também serão realizadas oficinas e mostras, com entrada gratuita. Uma delas “Experimentos com a imagem que se move – Laboratório de Vídeo”, com o Coletivo Cêsbixo, de 1o a 12/04, das 14h às 18h, no IAP. As inscrições estão abertas até dia 29, pelo site www.diariocontemporaneo.com.br.
Além da premiação e das conversas e cursos entre artistas e público, um foco que vem sendo cada vez mais enfatizado dentro do prêmio é a formação. Por meio de sua ação educativa, o Diário Contemporâneo de Fotografia oferece arte como ferramenta de educação. A proposta é organizar a ação de forma que a linguagem visual e a arte contemporânea representadas em cada obra, sejam utilizadas como prática também em sala de aula.
Formação – A 4ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia oferece arte como ferramenta de educação. O jornal tabloide que será distribuído nas galerias vai trazer instruções para que o professor aplique na escola, as mesmas ações de jogos e atividades que serão utilizadas pelos mediadores, jovens estudantes de artes visuais, durante as expedições escolares nas exposições.
Todo o conteúdo necessário para cumprir esta meta esta nas exposições que trazem em “Homem Cultura Natureza”, um panorama da fotografia brasileira atual; em “Românticos de Cuba”, uma fascinante viagem ao universo cotidiano dos moradores de Havana e em “Cenário e personagem”, um recorte da mais recente produção de fotografia realizada em Belém do Pará.
Os educadores interessados nas visitações devem preencher uma ficha de cadastro no site www.diariocontemporaneo.com.br sobre a escola e depois confirmar sua participação pelo telefone de contato disponível. Todos os que participarem devem depois também fazer um relato de experiência, que consta também no site. A ideia é que os professores fiquem cada vez mais integrados também ao projeto.
Serviço
Museu Casa das Onze Janelas (Pça. Frei Dom Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha) – IAP (Pça. Justo Chermont, s/n, ao lado da Basílica de Nazaré) – Museu da UFPA (Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré). Entrada franca. Mais informações: Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto Belém – PA. Fone: (91) 3184.9327 / 8367.2468. Mais informações: www.diariocontemporaneo.com.br.