Foram divulgados hoje (1) os nomes dos selecionados para a oficina “Processos da Cianotipia”, com o fotógrafo e pesquisador Eduardo Kalif, que irá se debruçar sobre um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. Ao total, 17 alunos participarão da atividade.
O nome “cianotipia” deriva do intenso azul sobre o qual aparece uma imagem branca, ou a cor branca do papel de suporte. Até hoje, a cianotipia é um dos processos que produz imagens mais permanentes. A técnica fora utilizada também em cópias de plantas de arquitetura, no século XIX, e utilizada por muitos artistas visuais contemporâneos. A oficina tem como objetivo oportunizar alunos de arte, fotógrafos amadores e profissionais conhecerem e experimentarem uma técnica da gênese da fotografia, explorando suas possibilidades expressivas contemporâneas.
Teoria e prática irão dialogar, num trabalho construído coletivamente. Cada participante produzirá cerca de cinco imagens sobre papel e tecido, em diversos formatos, podendo ainda surgirem propostas de intervenções do grupo.
Confira abaixo a lista de selecionados:
1. Adriana Jordana de Andrade Cardoso
2. Aída Maria de Mello Neto
3. Anderson José da Costa Coelho
4. Durval Monteiro Soeiro
5. Deborah Cabral Rabelo
6. Francisco Emídio Contente Pereira dos Santos
7. Gilberto Bezerra Mendonça
8. Joyce Dias Nabiça
9. João Alberto Cruz Nunes de Moraes Junior
10. Joábne Oliveira de Santa Brígida
11. Josenete Ferreira Mendes
12. Kelvyn Menezes
13. Leopoldina Maria Souza de Araújo
14. Mayara Lopes da Costa Fonseca
15. Nágila Lima d’Oliveira
16. Silvana Modesto da Silva
17. Tayná Paraense Cardel
(Texto: Assessoria de Comunicação)