Um dos momentos mais esperados dentro da programação do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é a abertura das exposições. Na noite de quinta-feira (04,) a primeira parte de “Poéticas e Lugares do Retrato” foi inaugurada. Heldilene Reale, diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas agradeceu a presença de todos e disse que “é com grande alegria que o museu recebe a mostra o Diário Contemporâneo”.
Mariano Klautau Filho, curador geral do Projeto, agradeceu também o apoio dos parceiros, da equipe e, em especial, a presença dos artistas de fora da capital paraense. Sobre a 8ª edição, ele disse, “nós queríamos experimentar e a residência artística era uma boa escolha. Isso nos traz um certo frescor, faz com que a gente não repita um modelo e proporcione aos artistas novas possibilidades”.
Já Camilo Centeno, diretor do Grupo RBA, agradeceu o patrocínio da Vale e o seu apoio na valorização cultural. Além disso, ele reconheceu a importância do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas na história do Projeto. “Eu não consigo imaginar esse Prêmio fora da Casa”, afirmou.
Ele finalizou ressaltando que as residências artísticas proporcionaram uma vivencia única aos contemplados, enquanto que a visitação escolar propicia o acesso à arte. “A gente tem que mudar este país trabalhando com educação e cultura, não existe outro caminho e nisso que nós devemos investir”.
NO MUFPA
A manhã do sábado (06) começou com o vernissage no Museu da UFPA. Jussara Derenji, diretora do espaço, afirmou que “o museu cumpre essa tarefa de ser também o lazer das pessoas, ser instigante para elas”. O público que tem visitado o MUFPA é cada vez mais jovem e interessado, o que renova a atmosfera.
Ao falar dos trabalhos de Geraldo Ramos, artista convidado da 8ª edição e que apresenta uma exposição individual, ela disse que “há uma beleza em ver o mundo colorido como o Geraldo vê. A fotografia nada mais é do que isso, ver pelo olhar do outro”.
O trabalho de seleção do artista convidado é de pesquisa. Mariano Klautau Filho afirmou que “diante do vasto arquivo, a escolha das imagens se dá através da troca entre curador e artista”. Ele ainda acrescentou que a escolha das participações especiais, os cinco artistas que estão expondo no andar superior do MUFPA, também se deu assim.
Camilo Centeno finalizou afirmando que “pelas imagens nós podemos ver o quanto que somos ricos em cores e em cultura”.
VISITAÇÃO
A exposição “Poéticas e Lugares do Retrato” exibe os trabalhos premiados, selecionados e participações especiais. As obras ficam divididas entre o Museu da UFPA e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Além disso, o MUFPA recebe a mostra individual “Interiores”, com trabalhos de Geraldo Ramos, artista convidado. A visitação segue até dia 30 de junho, no MUFPA e 02 de julho, nas Onze Janelas.
SERVIÇO: O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.