Em mais uma rodada de bate-papo, o Diálogos DCF #7 desta quarta-feira (24) reúne os artistas Betania B (PA), Ramon Reis (PA) Nilmar Lage (MG), a partir das 20h, no canal do YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia, com mediação de Heldilene Reale e Mariano Klautau Filho. A iniciativa é uma forma de aproximar o público das obras expostas nas mostras deste ano e também para estimular a discussão sobre processos artísticos.
A proposta da atividade é formulada pelo comitê científico do DCF, formado por Heldilene Reale, Savio Stoco e Ceci Bandeira. Na obra “Visagens” (2013), a artista convidada Betania B apresenta a Ilha do Marajó a partir de seus moradores e suas casas, em imagens noturnas que mostram a atmosfera onírica do lugar, reforçada pelas lendas e causos da região. Nos rostos que aparecem nas imagens, delineados com lanternas, o trabalho documental se torna permeado por mistérios.
Ramon Reis vai falar sobre o trabalho “Circunstâncias” (2020), vídeo em que aborda relações entre imagem e poder, a partir de técnicas e materiais diversificados, para refletir sobre o fenômeno da desumanização na contemporaneidade. “A criação do trabalho se deu a partir do meu contato com as fotografias produzidas pelo português Felipe Augusto Fidanza, no século XIX, no Pará. As imagens de pessoas negras criadas por ele representam um dos raros registros do contexto da escravidão na Amazônia”, explica o artista.
E Nilmar Lage, por meio do trabalho “Retirada Violenta/O Esbulho Possessório” (2017-2021), aborda por meio de imagens a vida de pessoas retiradas de seus imóveis pelos rompimentos das barragens de Fundão e Córrego do Feijão em Minas Gerais e das comunidades indígenas do Paraná retiradas de suas terras para a construção da Usina de Itaipu. “São comunidades tradicionais quilombolas que lutam pelo reconhecimento de suas terras, acampamentos e assentamentos rurais e urbanos assistidos por movimentos sociais como o MST e o Brigadas Populares, além das famílias do semiárido mineiro, que por condições climáticas e má vontade dos políticos, não têm acesso à água”, comenta o artista.
Diário Contemporâneo de Fotografia 2021
A edição deste ano apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. A mostra “Pulsões”, no Museu da UFPA continua aberta para visita no Museu da UFPA até 28/11.
O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Serviço
Diálogos DCF – Diário Contemporâneo de Fotografia
Nesta quarta-feira (22), às 20h, no canal do YouTube do projeto
Saiba mais em www.diariocontemporaneo.com.br
Agende-se
22/11 (quarta-feira)
Diálogos DCF #7
Betania B (PA), Ramon Reis (PA) NIlmar Lage (MG)
Mediadores: Ceci Bandeira e Savio Stoco
29/11 (segunda-feira)
Rochelle Costi (RS/SP), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Savio Stoco
Visite
Mostra Pulsões
Curadoria de Mariano Klautau Filho
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita