“Diálogos DCF” reúnem artistas das mostras 2021 para responderem perguntas instigantes e necessárias

Share This:

Encontros virtuais serão bate-papos realizados no YouTube do projeto. Confira programação abaixo.

 

Uma das imagens do tríptico de Gabriela Massote

Para discutir questões relacionadas às obras apresentadas nas duas mostras da edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia, será realizada a programação virtual “Diálogos DCF” com os artistas e curadores, em formato de bate-papo virtual por meio do YouTube do projeto, sempre às 20h. O primeiro encontro será nesta quarta-feira (3), com Gabriela Massote (RJ), Keyla Sobral (PA) e Lau Baldo (RS), e mediação de Alexandre Sequeira e Heldilene Reale.

A partir de perguntas indutoras, os participantes serão convidados a debater e interagir com o público. “É importante ouvir os artistas e suas motivações, o processo criativo”, destaca Alexandre Sequeira. A programação é estruturada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale. “Desde o ano passado temos o desafio de fazer a programação virtual, que é um formato que é possível fazer com mais segurança, e este ano optamos por pensar eixos de discussão a partir da proposta curatorial”, explica Ceci Bandeira.

A obra de Gabriela Massote é “Pontes” (2019), obra construída para “estabelecer comunicação entre dois pontos separados por um curso de água ou qualquer depressão do terreno” e  “qualquer estrutura que liga duas partes homólogas”, de acordo com a artista. “Sob o cenário da Golden Gate, dois estranhos se aproximam. Dois pontos antes separados agora têm a possibilidade de encontro. Uma forma de comunicação é inventada. Uma ponte entre eles é criada”, escreve.

Já Keyla Sobral apresenta cinco trabalhos em desenho no formato de gif da série “Desenho em Movimento (2020-2021)” e um led chamado “Isso são meus segundos que te dou” (2021), abordando narrativas autoficcionais, onde a palavra e o desenho estabelecem diálogos. “Um mundo particular numa fronteira entre realidade e ficção a qual o espectador é convidado a percorrer”, convida. 

 

Derby, da Série Desenho em Movimento, 2021 – Keyla Sobral.

Em “Transafetos”, Lau Baldo discute os corpes trans, travestis, não-binaries – “construídos símbolos de monstruosidades e abjeção”. “Sobre nós recai o preconceito, a violência; o ódio ao ‘diiferente’. Essas construções sociais tentam nos colocar no lugar de menos humano a partir de noções cis-hétero-normativas (a ideia de que só corpes cisgêneros e heterossexuais são válidos e humanos).”

Os bate-papos ficarão gravados e acessíveis no YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia como forma de tornar disponível o debate sobre arte no contexto do projeto. “É uma forma dinâmica de ativar diálogos entre os artistas, sendo eles integrantes da coleção DCF ou convidados. E isso ocorre para agregar novos discursos de acordo com a possibilidade de organização curatorial, para perceber como um acervo se conecta com o outro, estabelecendo novas imersões”, destaca Heldilene Reale. 

Uma das imagens de “TransAfetos”, 2021 – Lau Baldo.

Sávio Stoco destaca que os Diálogos DCF têm abrangência nacional e todas as regiões foram consideradas pelas suas poéticas. “É uma discussão em torno de uma produção bastante atual, de lugares distintos, e chamo atenção especial para os artistas do Norte, sobre como se expressam”, comenta. 

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

Confira a programação:

03/11, 20h

Diálogos DCF #1
Gabriela Massote (RJ), Keyla Sobral (PA) e Lau Baldo (RS)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale

08/11, 20h

Diálogos DCF #2
Alex Oliveira (BA), Beatriz Paiva (PA) e Marcela Bonfim (RO)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Ceci Bandeira

10/11, 20h

Diálogos DCF #3
Flavya Mutran (PA/RS), Renan Teles (SP) e Hirosuke Kitamura (JP/BA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Sávio Stoco

15/11, 20h

Diálogos DCF #4
Sara não tem nome (MG), Roberto Bassul (RJ) e Erick Peres (RS)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale

17/11, 20h

Diálogos DCF #4
Paulo D’Alessandro (SP), Julia Milward (DF) e Marcílio Caldas (PA)
Mediadores: Ceci Bandeira e Sávio Stoco 

Serviço

Diálogos DCF – Diário Contemporâneo de Fotografia
Nesta quarta-feira (3), às 20h, no canal do YouTube do projeto
Confira em www.diariocontemporaneo.com.br 

Visite

Mostra Desejos pessoais, pulsões coletivas – Quando as imagens tomam posição
Museu Casa das 11 Janelas – R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha
Visitação até 14/11/2021
de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita às terças-feiras e aos domingos 1kg de alimento não perecível por 4 ingressos. Demais dias: R$ 4, com gratuidade a estudantes, professores, pessoas portadoras de deficiência e crianças até 12 anos

Mostra Pulsões
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita