
Os debates sobre as obras apresentadas nesta edição do Diário Contemporâneo de Fotografia continuam nesta quarta-feira (1°), às 20h, no canal do YouTube, no Diálogos DCF #9. O bate-papo online reunirá os artistas Denise Gadelha (PA/SP), Victor Galvão (MG/SP) e Wilka Salles (MA/PA), com mediação de Heldilene Reale, do comitê científico, e Mariano Klautau Filho, coordenador geral do DCF. A partir de uma pergunta revelada no momento da atividade, os artistas são convidados a debater com o público sobre as motivações por trás dos trabalhos e o processo criativo.
As obras de Denise Gadelha e Victor Galvão integram a mostra “Pulsões”, que esteve em cartaz no Museu da UFPA e continua disponível em nossa mostra virtual. “Uroboro”, de Denise Gadelha, é uma videoarte que constrói camadas de som e narrativa em espiral e plano-sequência a partir da imagem de uma ruína. O som é o protagonista, se sobrepondo em camadas oscilantes, enquanto o cenário muda a cada cena, numa lógica em que o mesmo é sempre outro. “Por se tratar da filmagem de uma ruína construída, o poder evocativo se abre a simbolismos diversos, sobretudo às marcas da herança colonial. O presente se alimenta do passado, propagando o eterno retorno, assim como o mito da serpente que devora a si mesmo pela cauda”, explica Denise sobre o nome da obra.

Victor Galvão integra a mostra com três obras: a série “Progresso” e os vídeos “Erosão” e “Correspondências”. A primeira, em formato de cartaz, é um relato existencial sobre a crise no espaço urbano. “Erosão”, por sua vez, é construída a partir de uma sequência de fotografias em 35mm, registradas na região portuária do Rio de Janeiro, em 2014. De acordo com o artista, o trabalho é “a narrativa ficcional de uma personagem anônima que atravessa uma paisagem decadente, descrevendo a estranha forma que se sente consumir por aquele ambiente”.
Já os vídeos que formam “Correspondências” mostram fragmentos da troca de correspondências entre Victor e o amigo e também artista Randolpho Lamonier, durante o período de maior isolamento social, causado pela pandemia. “As narrativas visuais e os textos, ao passo que revelam certo desamparo diante do futuro, assumem uma força poética de mútuo acolhimento pelos fortes laços de amizade”, destaca o curador Mariano Klautau Filho.
O Diálogos DCF – A programação é um espaço de reflexões a respeito das obras apresentadas na edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia. O modelo de conversa virtual permite que o público interaja com os artistas. A programação é organizada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale.
O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Serviço
Diálogos DCF #9
01/12 (segunda-feira), às 20h
Com Denise Gadelha (PA/SP), Victor Galvão (MG/SP) e Wilka Salles
Mediadores: Heldilene Reale e Mariano Klautau Filho
Canal do YouTube: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia