Os artistas Daniela Alves, Rafael Adorjan (RJ), Leo Caobelli (RS) e Paulo Fehlauer (SP) compõem o “Diálogos DCF” deste sábado (11), às 17h, para bate-papo no canal do YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia. A iniciativa é para aproximar público e artistas e despertar o debate sobre criação artística. A medição desta vez será realizada por Alexandre Sequeira e Heldilene Reale.
A dupla Daniela Alves e Rafael Adorján apresenta “Derrelição” (2013), obra que integra o acervo Casa das Onze Janelas e da Coleção do projeto. A imagem é uma intervenção em uma ruína, o que reconfigura o espaço-tempo, na qual uma mulher passeia entre os escombros de uma casa em demolição assumindo ainda uma tendência performática na fotografia.
“O termo que dá título ao trabalho é o mote dos artistas para pensar o sentido de existência ligado ao lugar que habitamos. Na inexistência desse lugar, quais os novos sentidos possíveis a serem inventados no estado de abandono?”, questiona o curador geral do DCF, Mariano Klautau Filho, em texto que descreve a obra.
Leo Caobelli e Paulo Fehlauer, autores da obra “Morar” (2012) – produzida pelo Coletivo Garapa – vão falar sobre a imagem, que é uma sequência fotográfica na qual dois grandes prédios vão se apagando da paisagem, com famílias sendo retiradas de ocupações. O Garapa acompanhou esse movimento desde 2008, e “Morar”, segundo o coletivo, é a “continuação de uma primeira experiência, que foi o registro do período de desocupação por parte da administração da cidade de São Paulo, e o testemunho da situação na qual os moradores do Mercúrio foram lançados naquela ocasião”, contam sobre a obra que foi uma das premiadas na terceira edição do projeto.
O caráter documental indica ainda a ausência do Estado sobre a moradia urbana. “A sequência é impressa em lambe, colado diretamente na parede. A materialidade do suporte traduz a precariedade da memória da paisagem urbana, a temporalidade dos cartazes de rua e o efeito de palimpsesto buscado pelos artistas”, destaca Mariano Klautau Filho. Os artistas devem conversar sobre as mudanças que o coletivo passou nos últimos anos.
Diálogos DCF
A programação se estenderá até 20 de dezembro com artistas das duas mostras da edição 2021 e curadores do Diário Contemporâneo de Fotografia. Os convidados são instigados a debater e interagir com o público sobre as obras, suas motivações e o processo criativo a partir de perguntas que são reveladas somente no momento da atividade. A programação é estruturada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale.
A edição 2021 apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. As obras que ficaram expostas nas mostras “Pulsões” e “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição” continuam agora disponíveis para o público em mostra virtual.
O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Serviço
Diálogos DCF #11
11/12 (segunda-feira), às 17h
Com Daniela Alves, Rafael Adorjan (RJ), Leo Caobelli (RS) e Paulo Fehlauer (SP)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale
Canal do YouTube: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Programe-se
Diálogos DCF #12
13/12 (segunda-feira), às 20h
Melissa Barbery (PA), Paulo Mendel (RJ/SP) & Vi Grunvald (SP/RS) e Tom Lisboa (PR)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Heldilene Reale
Diálogos DCF #13
15/12 (quarta-feira), às 20h
Diego Bresani (DF), Péricles Mendes (BA) e Ana Mokarzel (PA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Savio Stoco