Paisagens urbanas no “Diálogos DCF”

Share This:

Paisagens urbanas, cenas e imagens que muitas vezes passam despercebidas pelos olhares de quem circula pela cidade, mas que encontram poesia e arte na ótica de artistas. Este é o elo que une as obras que estarão em debate nesta quarta-feira (15) no Diálogos DCF, com os artistas Diego Bresani (DF), Péricles Mendes (BA) e Ana Mokarzel (PA) que integram o Diário Contemporâneo de Fotografia 2021. O evento será às 20h pelo canal no Youtube do projeto e terá mediação de Mariano Klautau Filho, coordenador geral do prêmio e Savio Stoco, integrante do comitê científico.

Série “Ao lado”, de Diego Bresani (DF). Artista Premiado – Prêmio Diário de Fotografia
Coleção DCF – Acervo Casa das Onze Janelas, Aquisição, 2014.

As obras fazem parte do acervo da coleção do DCF. “Ao lado” (2014), de Diego Bresani, foi a vencedora do prêmio em 2014. Cenas como uma mulher com um cachorro na praça, um homem e uma criança em um parque, uma pessoa abaixada como se procurasse algum objeto perdido. Num lance de olhares e de memória, as imagens são extraídas de uma observação sobre o cotidiano e reorganizadas graças à memória fotográfica do artista. “Tudo construído, organizado e, no entanto, movido por um fenômeno da percepção como ponto de origem. Com apuro, beleza e técnica, Bresani põe as cenas novamente em funcionamento, ressaltando suas lacunas e silêncios no contato com o espectador”, destaca a curadoria.

“No Lago”, de Péricles Mendes (BA). Coleção DCF (Diário Contemporâneo de Fotografia) – Acervo Museu da UFPA, Aquisição, 2011

Já a obra de Péricles Mendes, “No logo” é uma parte da série “Subtraídos” (2011), trabalho de mestrado em Artes Visuais do artista. O foco são outdoors e seus derivados, captados com o uso de baixas velocidades da câmera, fazendo com que todos os elementos que constituem a propaganda colada na placa desapareçam. Com isso, ruas e estradas marcadas pelos referenciais de consumo dos grandes painéis perdem seu sentido e imprimem à paisagem um silêncio. Para a curadoria, “o apagamento da publicidade não só suprime um mundo colorido do consumo, mas transforma esses grandes equipamentos que são as estruturas dos outdoors em esculturas gigantes; monumentos esvaziados de sentido ou prestes a absorver outros signos na paisagem urbana”.

A paisagem urbana também está presente no trabalho “Permanência” (2016), de Ana Mokarzel. A artista faz um retrato do Casarão Camelier, que fica no bairro da Cidade Velha, em Belém, que se tornou invisível na paisagem da cidade apesar de sua localização na área central da capital. A degradação do prédio abandonado é captada com precisão pela fotógrafa, que constrói imagens limpas e desprovidas de efeitos, ressaltando a estrutura seca e enrijecida do prédio.  “Apesar da degradada, a edificação exibe uma força incomum de resistência, revelada nas imagens”, destaca a curadoria.

Obra “Permanência”, de Ana Mokarzel

O Diálogos DCF
Com debates semanais, o projeto foi criado para ser um espaço de troca e reflexões a respeito das artes apresentadas na 12° edição do Diário Contemporâneo de Fotografia. Em meio virtual, o Diálogos DCF reúne, duas vezes por semana, três dos artistas que integram as mostras desse ano, num bate papo que parte de perguntas feitas pelos mediadores e pelo público. O projeto segue até o dia 20 de dezembro, sempre às 20h pelo canal do projeto no YouTube. A programação é organizada pelo comitê científico formado por Savio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale.

 A edição 2021 apresentou as mostras “Pulsões” e “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição”, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. Mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro participaram dessa edição. As obras que integraram as mostras continuarão disponíveis para o público de forma virtual.

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

Serviço
Diálogos DCF #14
15/12 (quarta-feira), às 20h
Diego Bresani (DF), Péricles Mendes (BA) e Ana Mokarzel (PA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Savio Stoco
Canal do YouTube: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Visite a mostra virtual: www.diariocontemporaneo.com.br