O último “Diálogos DCF” de novembro será nesta segunda-feira (29). A iniciativa que traz discussões sobre as obras apresentadas nas duas mostras da edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia, reunirá os artistas Rochelle Costi (RS/SP), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE). O bate-papo ocorre no YouTube do projeto, às 20h, e terá mediação de Alexandre Sequeira, curador convidado dessa edição, e Savio Stoco, do comitê científico do Diário Contemporâneo de Fotografia.
Em diálogo, três artistas convidados que integraram as mostras dessa edição do DCF. Na pauta, obras sobre resistência em meio natural e urbano e a dura realidade da violência das ruas. “Margens” de Rochelle Costi (RS/SP) aborda a vida dos cidadãos ribeirinhos da Amazônia, suas relações com o local onde vivem e com a natureza. A obra explora a fluidez daqueles que “trocam sua morada de lugar, por não se considerarem donos da terra que habitam, mas pertencentes a ela. Por isso tratam a natureza com respeito e prezam por sua preservação e permanência”, explica a artista. As imagens foram impressas em tecido maleável para trazer a amplitude e a fluidez desse lugar sem endereço.
“Balaclava” é o nome da obra de Randolpho Lamonier (MG). Nela o artista apresenta uma série baseada na complexidade dos embates travados nas ruas do país, em junho de 2013. Lamonier circulou pelos bastidores de parte do movimento político e social que reuniu multidões das mais diversas ideologias políticas. Para compor a série, o artista viajou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo fotografando os Black Blocs, grupos mascarados que se destacavam nas passeatas, e registrando a intimidade daqueles que escondiam seus rostos em meio à multidão.
“Apesar de mantida a identidade oculta, a intenção era reverter sentidos, substituir (ou esvaziar) o ato violento pelo aconchego do ambiente doméstico. Com humor cáustico, questionava a ambiguidade dos papéis identitários, diminuía a distância entre o vandalismo e o ato lúdico, quase inocente, de posar para fotografia”, destaca a curadoria do projeto sobre a obra.
A obra de Waléria Américo (CE) é uma das mais inquietantes da 12° edição do Diário Contemporâneo de Fotografia. “Conceito intermitente” é uma instalação sonora de seis minutos, que tem como base sons da violência urbana: tiros tensionados por meio das longas durações e sobreposições de outros tiros. “A imagem dos tiros reside no som, ambos existem na duração, mas a violência dos tiros irrompe o que dura, a vida. O som é endereçado ao corpo que vê as imagens pela sensação”, reflete a artista.
Sobre o Diálogos DCF
Em formato de bate-papo virtual, o projeto foi criado para discutir com artistas e curadores questões relacionadas às obras apresentadas nas duas mostras da edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia. A partir de perguntas indutoras, os participantes são convidados a debater e interagir com o público sobre as obras, suas motivações e o processo criativo. A programação é estruturada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale e ocorre às segundas e quartas, sempre às 20h no YouTube do projeto. A atividade segue até dezembro.
Sobre o Diário Contemporâneo de Fotografia
A edição deste ano apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. As obras que ficaram expostas nas mostras “Pulsões” e “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição” continuarão disponíveis para o público em mostra virtual.
O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Serviço
Diálogos DCF #8
29/11 (segunda-feira), às 20h
Com Rochelle Costi (RS/SP), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Savio Stoco
Confira no YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia