Encontros virtuais serão bate-papos realizados no YouTube do projeto. Confira programação abaixo.
Para discutir questões relacionadas às obras apresentadas nas duas mostras da edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia, será realizada a programação virtual “Diálogos DCF” com os artistas e curadores, em formato de bate-papo virtual por meio do YouTube do projeto, sempre às 20h. O primeiro encontro será nesta quarta-feira (3), com Gabriela Massote (RJ), Keyla Sobral (PA) e Lau Baldo (RS), e mediação de Alexandre Sequeira e Heldilene Reale.
A partir de perguntas indutoras, os participantes serão convidados a debater e interagir com o público. “É importante ouvir os artistas e suas motivações, o processo criativo”, destaca Alexandre Sequeira. A programação é estruturada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale. “Desde o ano passado temos o desafio de fazer a programação virtual, que é um formato que é possível fazer com mais segurança, e este ano optamos por pensar eixos de discussão a partir da proposta curatorial”, explica Ceci Bandeira.
A obra de Gabriela Massote é “Pontes” (2019), obra construída para “estabelecer comunicação entre dois pontos separados por um curso de água ou qualquer depressão do terreno” e “qualquer estrutura que liga duas partes homólogas”, de acordo com a artista. “Sob o cenário da Golden Gate, dois estranhos se aproximam. Dois pontos antes separados agora têm a possibilidade de encontro. Uma forma de comunicação é inventada. Uma ponte entre eles é criada”, escreve.
Já Keyla Sobral apresenta cinco trabalhos em desenho no formato de gif da série “Desenho em Movimento (2020-2021)” e um led chamado “Isso são meus segundos que te dou” (2021), abordando narrativas autoficcionais, onde a palavra e o desenho estabelecem diálogos. “Um mundo particular numa fronteira entre realidade e ficção a qual o espectador é convidado a percorrer”, convida.
Em “Transafetos”, Lau Baldo discute os corpes trans, travestis, não-binaries – “construídos símbolos de monstruosidades e abjeção”. “Sobre nós recai o preconceito, a violência; o ódio ao ‘diiferente’. Essas construções sociais tentam nos colocar no lugar de menos humano a partir de noções cis-hétero-normativas (a ideia de que só corpes cisgêneros e heterossexuais são válidos e humanos).”
Os bate-papos ficarão gravados e acessíveis no YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia como forma de tornar disponível o debate sobre arte no contexto do projeto. “É uma forma dinâmica de ativar diálogos entre os artistas, sendo eles integrantes da coleção DCF ou convidados. E isso ocorre para agregar novos discursos de acordo com a possibilidade de organização curatorial, para perceber como um acervo se conecta com o outro, estabelecendo novas imersões”, destaca Heldilene Reale.
Sávio Stoco destaca que os Diálogos DCF têm abrangência nacional e todas as regiões foram consideradas pelas suas poéticas. “É uma discussão em torno de uma produção bastante atual, de lugares distintos, e chamo atenção especial para os artistas do Norte, sobre como se expressam”, comenta.
O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Confira a programação:
03/11, 20h
Diálogos DCF #1
Gabriela Massote (RJ), Keyla Sobral (PA) e Lau Baldo (RS)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale
08/11, 20h
Diálogos DCF #2
Alex Oliveira (BA), Beatriz Paiva (PA) e Marcela Bonfim (RO)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Ceci Bandeira
10/11, 20h
Diálogos DCF #3
Flavya Mutran (PA/RS), Renan Teles (SP) e Hirosuke Kitamura (JP/BA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Sávio Stoco
15/11, 20h
Diálogos DCF #4
Sara não tem nome (MG), Roberto Bassul (RJ) e Erick Peres (RS)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale
17/11, 20h
Diálogos DCF #4
Paulo D’Alessandro (SP), Julia Milward (DF) e Marcílio Caldas (PA)
Mediadores: Ceci Bandeira e Sávio Stoco
Serviço
Diálogos DCF – Diário Contemporâneo de Fotografia
Nesta quarta-feira (3), às 20h, no canal do YouTube do projeto
Confira em www.diariocontemporaneo.com.br
Visite
Mostra Desejos pessoais, pulsões coletivas – Quando as imagens tomam posição
Museu Casa das 11 Janelas – R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha
Visitação até 14/11/2021
de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita às terças-feiras e aos domingos 1kg de alimento não perecível por 4 ingressos. Demais dias: R$ 4, com gratuidade a estudantes, professores, pessoas portadoras de deficiência e crianças até 12 anos
Mostra Pulsões
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita