Por: Debb Cabral
Abertas em dezembro de 2014, as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia encerram hoje, e o candidato interessado tem até às 18h para entregar seu dossiê na sede do projeto que fica localizada na Rua Aristides Lobo, 1055, bairro do Reduto. No site www.diariocontemporaneo.com.br estão as informações completas. Hoje também é a data limite de postagem para os trabalhos enviados via serviços de correio expresso (Sedex).
Criado em 2010, o edital é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país, e oferece três prêmios no valor de R$ 10.000,00 cada. Ele não se restringe somente à premiação, e incentiva a educação e a pesquisa com uma programação formativa e educativa com as escolas, ações que acontecem nos espaços expositivos dos parceiros Casa das Onze Janelas e Museu da UFPA.
O Diário Contemporâneo tem o objetivo de contribuir na ampliação do espaço para a produção fotográfica nacional consolidando o Pará como lugar de reflexão e criação das artes da imagem.
Este ano, o tema Tempo Movimento traz como objetivo abrir espaço para propostas em fotografia, vídeo, instalações, projeções e trabalhos que misturam suportes.
Experimentação é a palavra. Através dela, as linguagens fortalecem sua intersecção e amadurem, ganhando formas novas.
Os avanços tecnológicos intensificaram a convergência entre o cinema e a fotografia. Limites tem sido ultrapassados e isso afeta a imagem fixa e a imagem em movimento.
A fotografia digital, bem como a internet possibilitam que muitas vezes o expectador acompanhe o que está acontecendo em “tempo real”, sensação nos proporcionada pelo cinema. Este, por outro lado, tem se constituído cada vez mais de pausas e silêncios para a absorção do pensamento.
O Diário Contemporâneo selecionará e premiará obras que estabeleçam dinâmicas de mobilidade da imagem, seja ela fixa ou em movimento, seja congelando ou expandindo a ideia de tempo.
EDITAL
Os dossiês inscritos deverão conter: portfólio com as imagens da série proposta para o Prêmio, sendo uma série de no mínimo oito e no máximo doze imagens de até de 24×30cm cada uma; breve apresentação sobre o trabalho com no máximo quinze linhas; currículo resumido; dados técnicos de montagem, formato e dimensões para apresentação da obra, segundo suas especificidades.
Ao se inscrever o candidato concorre livremente a qualquer um dos prêmios de acordo com a sua linha de trabalho: Prêmio Tempo Movimento, destinado a todos os artistas selecionados que apresentem trabalhos de abordagem documental, voltados ao cotidiano – região, paisagem ou comunidade – ou originados de um projeto específico de documentação; Prêmio Diário Contemporâneo, destinado a todos os artistas selecionados cujo trabalho fotográfico apresente relações com outras linguagens e suportes – instalação, vídeo, objeto, performance, ou que ainda proponha novas sintaxes na representação fotográfica; e Prêmio Diário do Pará, destinado somente a fotógrafos paraenses e/ou residentes atuantes no Pará por pelo menos três anos, este prêmio abrange todas as poéticas e propostas conceituais.
A comissão de seleção e premiação desta 6ª edição será composta pela fotógrafa e pesquisadora no campo da imagem, Lívia Aquino; Marisa Mokarzel curadora, crítica e pesquisadora em Artes; e Val Sampaio, artista e pesquisadora em Artes.
Será oferecida, também, uma ajuda de custo aos artistas selecionados para a produção de suas obras no valor de até R$ 1.200,00. A mostra coletiva com os trabalhos dos artistas selecionados e premiados será realizada nas salas Valdir Sarubi, Sala Gratuliano Bibas e Laboratório das Artes do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém.
SERVIÇO: Hoje é o último dia para se inscrever no Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Edital e Ficha de Inscrição no site http://www.diariocontemporaneo.com.br. Realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468 e premiodiario@gmail.com.